Pular para o conteúdo principal

Geléia - Pectina caseira


E o resultado obtido através da preparação de sucos de frutas e açúcar. Quando fria deve apresentar aspecto gelatinoso e transparente.

Característica de uma boa geléia:
1 - Permanência do sabor da fruta
2 - Ser clara, brilhante, lisa e macia.

O sucesso da geléia depende da quantidade de pectina e acidez que a fruta possui. Nem todas as frutas têm quantidade de pectina que possibilite a fabricação de geléia.
A pectina pode ser preparada em casa, utilizando maracujá e laranja. Para que a geléia tenha a qualidade é necessário trabalhar com pequenas quantidades, máximo quatro xícaras de suco.
As frutas acidas ricas em pectina como a uva, limão, maça ácida, goiaba e laranja azeda, são as melhores na fabricação de geléia.

Pectina caseira

1-     Pectina I:
Ingredientes

5 copos de pele de maracujá moído e triturado
3 colheres de sopa de caldo de limão
10 copos de água

Modo de fazer:
Colocar todos os ingredientes para ferver durante 30 a 40 minutos até que a massa esteja cozida, mexer de vez em quando. Coar em pano fino espremendo levemente. Guardar o líquido obtido em vidro esterilizado e rotular.

2 – Pectina II
Ingredientes:
3 ½ copos de pele de laranja moída e triturada
4 colheres de sopa de suco de limão
5 copos de água

Modo de fazer:
Escolher a laranja madura e de casca grossa.Descascar, retirar a pele branca e passar na máquina de moer carne, escaldar a pele moída por 3 vezes. Escorrer em pano fino, sem espremer. Levar ao fogo com o suco de limão e água fervendo durante 20 minutos e depois escorrer em pano fino. Guardar em vidro esterilização e rotular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chica Doida (receita original Dona Petronilha Quirinopolis)

Conforme Urzedo (2010,p.354)  chica doida é uma iguaria muito apreciada no estado de Goiás e ganha cada vez mais apreciadores em todo pais, assim ela é sempre reinventada com outros ingredientes em novas versões dentro dos principios da gastronomia contemporânea.

Ingredientes:
25 espigas de milho verde mole
1/2 kg de linguiça de porco caseira
300 gr de queijo picado em cubos
250 g de jiló
1/2 copo de banha de porco ou óleo
2 cabeças de cebola picadas
8 dentes de alho
1 colher cheia de pimenta malagueta curtida
1 colher de sobremesa de acúcar
1 copo de água
Sal a gosto

Modo de preparo:

Rale as espigas de milho levemente. Coloque a massa em uma bacia para temperar. Em seguida, escaldar a massa na banha quente. Junte os temperos mexendo bem a massa. Enquanto isso acenda o forno em fogo médio 180 graus.Despeje a massa em um pirex ou forma de vidro e leve ao forno quente.
Para garantir uma boa textura mexa a massa, já no forno, de cinco em cinco minutos acrescentando água quente. Quando a m…

Bolacha de polvilho

Você sabia que as  receitas das pessoas do campo era medidas em prato, copo,  esta  receita e bem popular e da autoria de  minha mãe e  é bem mineira....anote a receita na integra..

Ingredientes

1 prato de polvilho
1 prato de farinha de trigo
1 prato de açúcar
3 concha de óleo
2 colheres de margarina
2 colheres de pó Royal
1 prato de queijo Minas (ralado)
1 pitada de sal
3 ovos

Numa vasilha coloque todos os ingredientes e amasse, acrescente aos poucos o leite até o ponto de enrolar.
Faça uma bola com as mãos e pressione com o garfo dando o formato de uma bolacha.
Pronto ..coloque em forno  bem quente. Agora é só servir.




Pudim de leite

O pudim de leite é uma sobremesa deliciosa, e é claro fácil de fazer, e quando tenho visitas é a minha sobremesa predileta, por isso compartilho esta receita retirada da embalagem do leite condensado ITALAC... anote os ingredientes para o pudim

1 caixinha de leite condensado Italac 395g
a mesma medida de leite
3 ovos
1 xicara de açúcar refinado

Modo de fazer:

1.Preaqueça o forno em temperatura média,
2.bata no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos.Reserve.
3.Leve ao fogo o açúcar deixe derreter acrescente meia xicara de água deixe ferver até formar um caramelo. Retire do fogo, espalhe o caramelo por toda a forma e despeje a mistura batida. Cubra com papel aluminio.

5.Leve ao forno, em banho-maria, por 1 hora e 40 minutos ou até o pudim ficar firme. Depois de uma hora elimine o papel-aluminio. Retire do forno, espere amornar e leve o pudim á geladeira por 3 horas antes de servir.
Pronto!!! agora é so servir..

Dica:
Você também poderá acrescentar 2 colheres de queijo par…