Pular para o conteúdo principal

Geléia - Pectina caseira


E o resultado obtido através da preparação de sucos de frutas e açúcar. Quando fria deve apresentar aspecto gelatinoso e transparente.

Característica de uma boa geléia:
1 - Permanência do sabor da fruta
2 - Ser clara, brilhante, lisa e macia.

O sucesso da geléia depende da quantidade de pectina e acidez que a fruta possui. Nem todas as frutas têm quantidade de pectina que possibilite a fabricação de geléia.
A pectina pode ser preparada em casa, utilizando maracujá e laranja. Para que a geléia tenha a qualidade é necessário trabalhar com pequenas quantidades, máximo quatro xícaras de suco.
As frutas acidas ricas em pectina como a uva, limão, maça ácida, goiaba e laranja azeda, são as melhores na fabricação de geléia.

Pectina caseira

1-     Pectina I:
Ingredientes

5 copos de pele de maracujá moído e triturado
3 colheres de sopa de caldo de limão
10 copos de água

Modo de fazer:
Colocar todos os ingredientes para ferver durante 30 a 40 minutos até que a massa esteja cozida, mexer de vez em quando. Coar em pano fino espremendo levemente. Guardar o líquido obtido em vidro esterilizado e rotular.

2 – Pectina II
Ingredientes:
3 ½ copos de pele de laranja moída e triturada
4 colheres de sopa de suco de limão
5 copos de água

Modo de fazer:
Escolher a laranja madura e de casca grossa.Descascar, retirar a pele branca e passar na máquina de moer carne, escaldar a pele moída por 3 vezes. Escorrer em pano fino, sem espremer. Levar ao fogo com o suco de limão e água fervendo durante 20 minutos e depois escorrer em pano fino. Guardar em vidro esterilização e rotular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chica Doida (receita original Dona Petronilha Quirinopolis)

Conforme Urzedo (2010,p.354)  chica doida é uma iguaria muito apreciada no estado de Goiás e ganha cada vez mais apreciadores em todo pais, assim ela é sempre reinventada com outros ingredientes em novas versões dentro dos principios da gastronomia contemporânea. Ingredientes: 25 espigas de milho verde mole 1/2 kg de linguiça de porco caseira 300 gr de queijo picado em cubos 250 g de jiló 1/2 copo de banha de porco ou óleo 2 cabeças de cebola picadas 8 dentes de alho 1 colher cheia de pimenta malagueta curtida 1 colher de sobremesa de acúcar 1 copo de água Sal a gosto Modo de preparo: Rale as espigas de milho levemente. Coloque a massa em uma bacia para temperar. Em seguida, escaldar a massa na banha quente. Junte os temperos mexendo bem a massa. Enquanto isso acenda o forno em fogo médio 180 graus.Despeje a massa em um pirex ou forma de vidro e leve ao forno quente. Para garantir uma boa textura mexa a massa, já no forno, de cinco em cinco minutos acrescentando água

Inhoque doce

Hum este inhoque é uma delicia...aproveite esta simples receita. 1 kilo de farinha de trigo 2 copo de leite 2 copo de açúcar refinado 4 colheres de margarina 1 pitada de sal 3 colheres pó Royal 20 colheres de queijo ralado 3 ovos Misturar todos os ingredientes, até soltar das mãos, faça uma tira e corta com a faca. Unte a forma com óleo e farinha e coloque para assar. Faça uma calda e a medida que vai assando, vai passando na calda e no açúcar confeiteiro misturando com um pouco de côco ralado. Imagem da Internet.

BISCOITO DE NATAL